Ícone Endereço Localização
Ícone Telefone (45) 3056.1111
Ícone Whats App (45) 99145.9546
Ícone Whats App Quero Contratar
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.

Conheça o nosso
BLOG

Prazo Final para Regularização de Dívidas no Simples Nacional Empresas e MEI devem se atentar ao prazo até 31 de outubro para evitar exclusão do regime
< Voltar

Prazo Final para Regularização de Dívidas no Simples Nacional Empresas e MEI devem se atentar ao prazo até 31 de outubro para evitar exclusão do regime

23/10/2024 | Ícone Minitag 


Micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI), têm até o dia 31 deste mês para regularizar quaisquer dívidas com o Simples Nacional, regime tributário especial para o pequeno empresário. Caso as pendências não sejam resolvidas, haverá exclusão do regime a partir de 1º de janeiro.

Os débitos podem ser quitados à vista ou parcelados em até cinco anos, com acréscimos de juros e multa, através do Portal do Simples Nacional ou pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), acessando o serviço “Parcelamento – Simples Nacional ”. É necessário utilizar um certificado digital ou uma conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro para realizar o procedimento.

Caso haja discordância com a dívida indicada no Termo de Exclusão, o contribuinte poderá apresentar uma contestação diretamente ao Delegado de Julgamento da Receita Federal. As instruções para protocolar a contestação estão disponíveis no site da Receita Federal.

Notificações e Irregularidades

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, a Receita Federal notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que juntas acumularam uma dívida total de R$ 26,5 bilhões referentes ao Simples Nacional. Após a notificação, os contribuintes têm até 30 dias para impugnar a notificação ou regularizar os débitos para evitar a exclusão do regime.

As irregularidades frequentemente identificadas incluem falta de documentação, excesso de faturamento, pendências tributárias e parcelamentos não cumpridos, bem como a realização de atividades que não são permitidas no Simples Nacional.

A Receita Federal faz verificações periódicas para garantir que as empresas cumpram as condições permitidas para o enquadramento no Simples Nacional. Em casos de não conformidade, serão enviadas cartas de aviso de exclusão.

Orientações e Suporte

Os empresários que ainda precisam regularizar suas situações podem buscar orientações junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece suporte na elaboração de planos de recuperação de negócios.

Serviços de Regularização pelo Eco Contabilidade

O Eco Contabilidade também presta serviços de auxílio na regularização de pendências com o Simples Nacional, oferecendo suporte completo para que sua empresa continue a se beneficiar deste regime tributário. Entre em contato conosco para mais informações e assistência especializada.
 
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Siga-nos em nossas Redes Sociais
Ícone Telefone Rodapé 45  3056.1111
Ícone Whats Rodapé 45  99145.9546
Ícone Whats Rodapé 45  99102.8726
Ícone Email Rodapé eco@ecocontabilidade.com.br
Ícone Site Rodapé www.ecocontabilidade.com.br
Ícone Localização Rodapé Av. Tiradentes, 1011, Centro - Toledo - PR
2017 © Eco Contabilidade. Todos os direitos reservados.